buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

3º Festival Da Sardinha, repaginado, terá mais de 40 pratos à base do peixe, shows e atrações culturais

Alguns expositores já definiram seus pratos: Calzone, Baião de Dois com Filé de Sardinha, Tapioca, Empadão, Inhoque,  Bruschetta e Capellini, tudo a base da sardinha, rica em ômega 3 e muito abundante em nosso litoral.

Por Gustavo Henrique Medeiros

O 3ª Festival da Sardinha – o evento mais saudável de Armação dos Búzios que acontece nos dias 17,18 e 19 de agosto, a partir das 19 horas, no campo da Sociedade Esportiva de Búzios, no centro, reserva surpresas para o público que prestigiar o evento. São 20 expositores que vão apresentar mais de 80 pratos deliciosos a base da sardinha, riquíssima em ômega três e muito abundante em nosso litoral. Na programação, shows musicais e atrações culturais, como a apresentação da Escola de Música Vila Lobos, no sábado, às 19 horas. Simultaneamente a degustação dos deliciosos pratos vendidos a preços populares, serão instaladas pela Feira Livre Periurbana de Búzios, 10 barracas que vão expor o artesanato local.

Alguns expositores, em sua maioria moradores nascidos em Búzios e com alguma ligação com a pesca, já definiram seus pratos: Calzone, Baião de Dois com Filé de Sardinha, Tapioca, Empadão, Inhoque, Bruschetta e Capellini, tudo a base da sardinha, rica em ômega 3 e muito abundante em nosso litoral.

A Associação de Mulheres de Búzios, entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos com relevantes serviços prestados em defesa da mulher buziana, vai levar para o Festival, Sardinha e Portuguesa, acompanhada de arroz-  semelhante a bacalhoada, só que com sardinha. Com renda, a Associação de Mulheres pretende retomar o projeto “Casa da Mulher”, com a finalidade de proporcionar atendimento jurídico e psicológico a mulher vítima da violência.

O Festival da Sardinha vai oferecer também, sobremesas, vinhos e bebidas, como refrigerantes, sucos, caipirinhas e cervejas:

– A programação musical vai obedecer uma pirâmide, MPB, Rock e Forró. Vale lembrar, que as bancas que se apresentaram no festival anterior, agradaram e fizeram sucesso. A 4 Sensi, por exemplo, tocou quase três horas em função da empolgação do público. Estamos super empenhados em selecionar e prestigiar o melhor da música local – comentou Renato Matos, um dos organizadores, responsável pela programação musical.

A Comissão Organizadora escolheu a Acessibilidade como tema de campanha de conscientização que será exaustivamente divulgada, através de mensagens e vídeos, durante os três dias de eventos. O atleta paraolímpico Anderson Dias, deficiente visual que preside a URECE, entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades culturais e esportivas para deficientes visuais com a venda do cardápio em Braille, estará em Búzios para falar da importância do cumprimento do decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.

–  O Festival da Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva Búzios, juntamente com a comunidade buziana, com objetivo de promover, valorizar e divulgar a nossa gastronomia, oferecendo protos especiais e deliciosos que representem e evidenciem a especialidade da culinária local – explicou Fred Marques, também da organização do evento.

Este evento é realizado fora da época do defeso da sardinha, de 15 de junho a 31 de julho, de acordo com norma do Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis. O segundo período de defeso vai de 1 de novembro a 15 de fevereiro.

O 3º Festival da Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) com o patrocínio do Búzios Convention & Visitors Bureau e apoio da Prefeitura de Búzios, Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), In Búzios, Folha de Búzios, G&C Comunicação e Groupe Protection.

Programação do 3º Festival

17 de agosto – Sexta-feira

19:00 – Escola de Circo

20:00 – MPB

22:00 – 4 Frends com participação especial de Edu da Caita

18 de agosto – Sábado

19:00 – Escola Vila Lobos

20:00 – Banda Oziris

22:00 – Four Sense

19 de Agosto – Domingo

19:00 – Duo Borandá

21:00 – Forró do Camurim

Comentários