buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

Búzios já se movimenta para conquistar da Bandeira Azul em uma de suas praias

 

Por Gustavo Henrique Medeiros

“ Um exemplo que deve ser seguido por outras cidades no Brasil e no exterior”. A frase é do empresário Thomas Weber, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), depois de visitar, recentemente, as instalações do projeto Bandeira Azul, na Praia do Peró, em Cabo Frio.  O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. Seu objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. No Brasil, apenas seis praias têm essa classificação, pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), com sede na Dinamarca.

Weber justificou a visita, informando que Búzios já garantiu a sua inscrição, sendo candidata com três praias – Forno, Azeda e Azedinha:

-Agora, é um longo processo de exigências para a conquista da Bandeira Azul, como fez a comunidade do Peró. Com a ONG Amigos do Peró e Associação Turística e Comercial do Peró, vamos conhecer e troca informações sobre os passos para a obtenção da Bandeira Azul, pelo menos, em uma praia. Aproveito para aplaudir de pé a todos aqueles que se dedicaram na conquista da Bandeira Azul da Praia do Peró – parabenizou Thomas, que convidou representantes da ONG Amigos do Peró, para uma palestra em Búzios, já agendado para o mês de maio de 2019, na sede da ACEB.

O certificado internacional foi conquistado após dois anos de testes mensais que comprovaram as ótimas condições da água, além do cumprimento de um conjunto de exigências feitas pela Fundação para a Educação Ambiental. O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede.

Praia do Tombo, Guarujá (SP); Prainha, Rio de Janeiro (RJ); Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC), Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA); e Peró (RJ) estão certificadas com a Bandeira Azul, no Brasil.

A chegada da Bandeira Azul é resultado da luta de moradores, veranistas e ambientalistas, do movimento Amigos do Peró, que procuraram o Instituto Ambientes em Rede (IAR), de Santa Catarina, que representa a FEE no Brasil. Eles contaram com o apoio de três governos municipais, ao longo de quatro anos, até que o júri internacional do programa aprovasse a concessão da Bandeira Azul.

 A Prefeitura de Cabo Frio investiu R$ 289 mil reais para concluir, em 30 dias, as obras do Programa Bandeira Azul da Praia do Peró. Dentro do contexto, vale lembrar que as Dunas do Peró são Áreas de Proteção Ambiental. Trata-se de um ecossistema especial, com plantas e animais típicos da região, com pouca chuva. A Praia do Peró está situada em área de 9.841 hectares do Parque Estadual da Costa do Sol. Também está localizada em uma Área de APA do Pau Brasil.

Ao longo de sua instalação, uma série de atividades ambientais estão sendo realizadas. Nos dias 11,12 e 13 de janeiro de 2019, em pleno verão, acontece o “ Consumação “. É uma intervenção de educação ambiental que visa tratar da problemática dos resíduos sólidos em ambientes costeiros e marítimos. A praia está linda, recebeu equipamentos, como rampa de acesso a praias, chuveiros e uma sinalização que permite deixar todos os frequentadores bem orientados.

A chegada da Bandeira Azul é resultado da luta de moradores, veranistas e ambientalistas, do movimento Amigos do Peró, que procuraram o Instituto Ambientes em Rede (IAR), de Santa Catarina, que representa a FEE no Brasil. Eles contaram com o apoio de três governos municipais, ao longo de quatro anos, até que o júri internacional do programa aprovasse a concessão da Bandeira Azul.

Comentários