buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

Esculturas gigantes de Ivone R encantam turistas do mundo inteiro

É impossível não parar, a hora que for, manhã, tarde, noite ou madrugada, para contemplar a beleza e as cores das esculturas gigantes da artista plástica Ivone R, expostas até no telhado de sua casa. Em seu ateliê, na Praia da Armação, o movimento é grande durante todo o dia. Aumenta ainda mais, quando turistas que desembarcam dos transatlânticos, curiosos, acabam movimentando a sua casa. A parada é obrigatória. Ivone não faz distinções, recebe a todos com muita simpatia. Com obras espalhadas em diversas praças de búzios, no Espaço Cultural Zanini, ela exibe a sua arte também no exterior – Miami, Estados Unidos e Alemanha.

Nascida em Porto Alegre, sangue azul correndo nas veias, bisneta de importante barão, “que aconteceu e deu o que falar na história do Brasil “, sempre conviveu com artistas plásticos e expôs pela primeira vez aos nove anos na garagem de sua casa. Essa necessidade de criar, levou Ivone em andanças pela vida e pelo mundo, à expressá-la através das artes incluindo o teatro e finalmente aplicando em seu trabalho, designe de sapatos. Durante 12 anos, Ivone foi sucesso como empresária da moda.

Técnica única
No começo dos anos 90, decidiu deixar o Rio de Janeiro para viver em Búzios. Comprou uma pacata casinha de pescador em frente ao mar com uma beleza exuberante. Ela, sempre bem disposta, está à frente de seu tempo, de personalidade forte e marcante. Sempre muito ativa, ela passa a maior parte do seu dia, dedicado as artes plásticas.

Brincando, como ele mesmo diz, Ivone R. , expressas a sua alma de artista em seu movimentado ateliê. Com sua técnica única que mistura papel machê, papietagem e reciclagem, transforma lindas esculturas com formas e cores. Suas bocas, pernas, girafas, poltronas e outras obras, encantam o visitante. Ivone desenvolve também, um trabalho voltado para o papel machê, nas escolas da rede municipal de ensino.
A mais recente visita em seu ateliê, foi das atrizes globais Carol Alves, Barbara Reis e Jéssica Juttel. Adoraram e pousaram para inúmeras fotos.

Barbara, uma morena linda e extremamente simpática, que no final do ano passado integrou o grande elenco da novela “ Os dias eram assim “, da Globo, e prepara-se para gravar em março o filme sobre a “ Chacina de Vigário Geral “, fez pose para ensaiar um pouco o que vai repetir, inúmeras vezes, neste carnaval, na Sapucaí, como musa da Escola de Samba Viradouro:

– As obras são lindas, alegre e produzidas com enorme criatividade. Adorei – confessou a atriz que separa gravar, em março próximo, o filme sobre a “Chacina de Vigário Geral “. Bem da verdade, Ivone é uma referência nas artes plásticas da cidade de Armação dos Búzios.

Conceituados influenciadores digitais de turismo que visitaram Búzios para divulgar o destino no mundo inteiro a convite do Búzios Convention & Visitors Bureau, também fizeram questão de conhecer a talentosa artista de Búzios, Ivone R.

Ateliê de Ivone R
Travessa de Sant’Anna, 32 – Praça dos Pescadores – Praia da Armação – Centro / Búzios
Telefones: (22) 2623-1495 – 99911-1370 (WhatsApp)
Site: www.maiorviagem.net/centros-culturais-em-buzios/

Texto e fotos: Gustavo Medeiros

Comentários