buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

Mapa do Turismo tem novos destinos no Estado do Rio

O Estado do Rio tem um novo mapa de turismo de qualidade, com foco no interior. Depois de Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro e Armação dos Búzios, Macaé, Petrópolis e Itatiaia alcançaram o topo do ranking do turismo nacional. O novo Mapa do Turismo Brasileiro, produzido pelo Ministério do Turismo, alterou a categorização de diversos municípios.

São usados como base dados como o crescimento do número de empregos e estabelecimentos de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Cabo Frio, na Região dos Lagos, acaba de abrir dois novos hotéis, um de categoria internacional, na Praia do Peró.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemora o crescimento do segmento turístico, especialmente no Estado, onde onze municípios subiram no ranking do Ministério do Turismo.

– O turismo no interior do estado do Rio de Janeiro está se fortalecendo muito – afirmou o secretário, acrescentando que o governo estadual está fazendo programas para que o turista separe de um a dois dias de sua estadia para conhecer as cidades do interior.

Secretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson disse que o turismo de lazer, nas serras, cachoeiras, praias e outros locais, além de um calendário de eventos diversificado, mudou o quadro do turismo em Macaé, que até há pouco tempo era voltado apenas para o turismo de negócios:

— Já temos um calendário de eventos que conta com festivais gastronômicos e culturais, além dos nossos atrativos, como é o caso da região do Sana, que pertence a Macaé. A realização de eventos ajuda a diminuir a sazonalidade do turismo e garante a boa ocupação dos hotéis o ano inteiro – explica Anderson.

A nova categorização em Petrópolis deve-se, principalmente, ao aumento do número de estabelecimentos de hospedagem formais, que passou de 91 para 94 e à geração de empregos que evoluiu de 968 para 1.047. Já em Macaé o destaque foi o fluxo doméstico que passou de 385.586, em 2014, para 486.356, em 2017. A número de empregos foi outro destaque. Mais de 700 foram criados no segmento turístico em relação a 2014. O número de estabelecimentos hoteleiros, que cresceu de 96 para 124, e o número empregos que evoluiu de 524 para 752 foram os destaques de Itatiaia.

Em Cabo Frio, apesar dos problemas da falta de sinalização turística e desordem urbana nas vias de acesso aos destinos mais procurados, a iniciativa privada foi responsável pela abertura de dois novos empreendimentos: O Paradise Praia Peró, de frente para a Praia do Peró, com 60 apartamentos, e a Pousada Sun Victory, a três minutos a pé da praia que é candidata à Bandeira Azul, título internacional de qualidade.

Fonte: GB News

Comentários