buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

Mostra da Cultura da Pesca Artesanal em Búzios ganha adesões da Associação Comercial e Búzios Convention & Visitors Bureau

Previsto para acontecer no próximo verão, tem como objetivo focar na preservação da pesca artesanal e a sua cultura ameaçada pela pesca predatória

Focada na preservação da pesca artesanal da cidade e de sua cultura ameaçada pela pesca predatória, o projeto I Mostra da Pesca Artesanal dos Búzios, um projeto da fotógrafa e socióloga, Lygia Baeta Neves, vem ganhando adesões de apoio para a sua realização, ainda sem data, na Igreja de Sant `Anna, na praia dos Ossos. Segundo a autora, a Mostra tem também como objetivo preservar a memória sociocultural da pesca artesanal de Búzios frente às transformações ocorridas com o desenvolvimento do turismo e da pesca predatória em grande escala:

– Essa Mostra será multimídia realizada anualmente no verão, na colina onde está localizada na Igreja de Sant´Anna, entre as praias da Armação e Ossos. Após a Mostra, será montada uma exposição permanente com o acervo produzido pelo projeto. Futuramente, esse acervo constituirá o Museu da Cultura da Pesca. Constarão deste acervo fotos, documentos, objetos de uso tradicional da pesca artesanal, mapas e painéis descritivos da história de Búzios e da pesca artesanal. Este acervo deverá ser visitado pelas escolas do município e redondeza em visitas guiadas ao longo do ano. Tanto na Mostra como na Exposição serão utilizados painéis explicativos com textos e fotos que contarão a história da pesca assim como mostrarão os detalhes da atividade da pesca artesanal e seu modo de vida na Armação dos Búzios – explicou Lygia.

FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL
O projeto, que será financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, ganhou o apoio da Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB):

– Vale ressaltar a importância e o fortalecimento da identidade cultural de Búzios através desse importante projeto e consequentemente do mesmo, na qualidade de “Patrimônio Cultural Imaterial “, conforme o artigo 216 da Constituição Federal – lembrou o presidente da Associação de Hotéis de Búzios, empresário Hector Sirera.
Já o presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau destacou a importância de oferecer aos moradores e visitantes da cidade a oportunidade de conhecer a história da localidade, enfatizando a sua origem como vila de pescadores:

– O interessante ´que será montada uma exposição permanente com o acervo produzido pela Mostra. Futuramente, esse acervo constituirá o Museu da Cultura da Pesca Artesanal de Armação dos Búzios – lembrou Weber.

SÉRGIO MARIMBA
De acordo com Lygia, moradora em Búzios há mais de 30 anos e há 10 anos fotografando e entrevistando os pescadores locais, o projeto arquitetônico e cenográfico da Mostra leva a assinatura do artista plástico Sérgio Marimba:

– Sérgio é autodidata, iniciou sua carreira no carnaval de 1982, desenvolvendo estruturas e esculturas em metal para alegorias e fantasias nas escolas de samba Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, União da Ilha, Mocidade Independente de Padre Miguel e GRES Estação Primeira de Mangueira. Mesmo trabalhando como cenógrafo em teatro, televisão, cinema, shows…deu continuidade aos projetos de carnaval, tendo sempre como desenvolvimento principal as estruturas em ferro, movimentos e materiais alternativos nas confecções das alegorias. Nas artes plásticas tem como matéria–prima essencial o ferro oxidado, materiais e objetos usados, que tenham como característica marcas de uso e tempo. Em seu trabalho atual têm usado fotografias antigas que resgata em feiras de antiguidades e de colecionadores. Frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e participou de mostras individuais e coletivas. Especialmente no teatro, trabalhou e trabalha na criação de cenografia com renomados diretores. É uma honra contar com o Sérgio neste projeto – comemora Lygia, que também é socióloga.

Para mais informações sobre este projeto o endereço eletrônica é lygiabn@gmail.com.

Comentários