buzioscvb@gmail.com
+55 (22) 2623-3260

SINDSOL reinicia campanha em Búzios pela obrigatoriedade do Cardápio em Braille

Por Gustavo Henrique Medeiros

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindsol), junto com outras entidades que integram o PACTO – União das Entidades Civis, formada pela Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Associação de Pousadas de Búzios (APB) e Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB) vai reiniciar neste segundo semestre de 2018, a campanha de divulgação da obrigatoriedade do Cardápio em Braille. O decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento (hotéis, bares, restaurantes e similares) deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”.

Esta campanha, desenvolvida em parceria com a URECE, organização sem fins lucrativos que promove atividades esportivas e culturais com a renda obtida com a venda dos Cardápios em Braile, tem como objetivo, “ estimular os estabelecimentos a disponibilizarem o Cardápio em Braille e acima de tudo, pratica da acessibilidade “. Em Búzios, a campanha mobilizou mais de 10 restaurantes, bares e afins, que já dispõem de Cardápio em Braille, alguns traduzidos para o inglês e espanhol.

VAMOS PRATICAR A ACESSIBILIDADE

De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) e da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), empresário Thomas Weber, a campanha vai consistir na visita aos estabelecimentos associados, incentivando o cumprimento do decreto:

– Vamos continuar estimulando o comércio de Búzios a praticar a acessibilidade. É demais importante, o cumprimento desse decreto, pois vai facilitar bastante o trânsito de pessoas com deficiência visual em todos os estabelecimentos em Búzios – comentou o empresário que conta na campanha, com atletas paraolímpicos do esporte brasileiro como futebol para cegos, goalball, atletismo e natação.  A velocista Jhúlia Karol, 26 anos, medalha de bronze nas olimpíadas de Londres em 2012; e o seu treinador e atleta guia Fábio Dias, eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2015 como melhor treinador, participam da campanha.

Em 2016, em virtude da grande repercussão da campanha na mídia – televisão, jornal, rádio e eletrônica, o SindSol foi convidado para fazer a mesma campanha em Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio. Na Cidade Imperial, juntamente com os atletas paraolímpicos, o Sindicato de Búzios, representado pelo seu presidente, Thomas Weber, também membro da diretoria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), recebeu homenagem na Câmara Municipal de Petrópolis, por relevantes serviços prestados a acessibilidade.

A URECE presta relevantes serviços há sociedade carioca há 12 anos, já conquistou 17 medalhas paraolímpicas, 60 atletas e já produziu 521 cardápios.

Os estabelecimentos em Búzios, que possuem o Cardápio em Braille são: Parvati, Picanha do Gugu, Primitivo, Cigalon, Bananaland, Ju e Pinguin, Pousada Byblos, Buzin, Anexo Bar, Mama Mia, Lorenzo e Bahiaamarela.

Para mais informações sobre o Cardápio em Braille, basta entrar em contato com a URECE – (21) 3172 0218 ou pelo email cardapios@urece.org.br. Você também pode acessar o site www.urece.org.br.

Comentários