Os Convention & Visitors Bureau são reconhecidos mundialmente como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de negócios, através de entidades agindo na captação de eventos e na divulgação dos atrativos turísticos de uma cidade ou região para aumentar o fluxo de visitantes.

O Búzios Convention & Visitors Bureau – BCVB é uma associação sem fins lucrativos que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística. A entidade foi fundada em 1997, mas foi em 2009, através da iniciativa e parceria da Secretaria de Turismo de Búzios, que o BCVB realizou uma atuação renovada e hoje, congrega mais de 60 associados mantenedores que representam todos os segmentos do trade turístico buziano e destinos associados. O Convention & Visitors Bureau é mantido pela iniciativa privada.

Tendo como princípios o comprometimento, a transparência, a honestidade, a busca pelo melhor resultado e a lealdade, a missão doBCVB é atuar na captação e desenvolvimento de negócios para o segmento turístico da cidade de Búzios, articulando-se e propondo políticas regionais de turismo junto aos setores públicos e privados, visando o aumento e melhoria da demanda turística. O principal objetivo do BCVB é o aumento do fluxo turístico através de projetos e parcerias que visam a captação de eventos nacionais e internacionais, fomentando negócios para Búzios. Suas ações estão pautadas no desenvolvimento de projetos e estratégias para uma melhor divulgação do município litorâneo, apresentando-o como um excelente e novo destino para a realização de eventos, congressos, viagens, programas de incentivo e outros projetos turísticos.