De testes para todos os passageiros a reforço na limpeza estão entre os procedimentos já anunciados

Detalhe do MSC Seaview durante sua passagem pelo porto de Valletta, em Malta, em setembro: ele maior que qualquer outro navio de cruzeiros que já visitou o Brasil Foto: Darrin Zammit Lupi / REUTERS
Detalhe do MSC Seaview durante sua passagem pelo porto de Valletta, em Malta, em setembro: ele maior que qualquer outro navio de cruzeiros que já visitou o Brasil Foto: Darrin Zammit Lupi / REUTERS

RIO – Testes de PCR para todos os passageiros, fim do bufê de self-service e uso de materiais hospitalares para limpeza de cabines são algumas das medidas de biossegurança contra a Covid-19 anunciadas recentemente por companhias de cruzeiros. Ainda há muitas dúvidas sobre como será navegar com a pandemia do novo coronavírus ainda longe do fim. Mas, baseado nos protocolos que as empresas prometem adotar, é possível ter uma ideia do que espera os cruzeiristas que se sentirem confiantes em embarcar novamente.

O setor, um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, se prepara para retomar as atividades ainda este mês na Europa. Empresas como Costa e MSC – que, aliás, já confirmaram a presença na temporada brasileira de cruzeiros 2020/2021, a partir de novembro – têm saídas previstas para os próximos dias 15 e 17, respectivamente, para roteiros pelo Mediterrâneo.

Mas vale lembrar que a presença de novos protocolos de segurança não livra passageiros e tripulantes do risco de contágio. Duas das primeiras companhias a retomar a operação foram obrigadas a colocar navios em quarentena por estarem com pessoas diagnosticadas com Covid-19 a bordo.

Após atracar no porto de Tromso, em 31 de julho, o navio Roald Amundsen, da norueguesa Hurtigruten, interrompeu um cruzeiro no Ártico após detectar que 32 tripulantes e pelo menos seis passageiros, de um total de 159, testarem positivo para a doença. Um dia depois, o Paul Gaugin, da Paul Gaugin Cruises, também interrompeu um roteiro pela Polinésia Francesa após detectar um passageiro com a doença. O navio atracou no porto de Papeete, no Taiti, e os 148 passageiros precisaram ficar confinados em suas cabines.

A seguir, veja alguns exemplos de novos procedimentos de segurança e limpeza a bordo de navios de cruzeiro:

Antes do embarque

O check-in deverão ser feito com antecedência, pela internet, para diminuir os trâmites nos portos de embarque. Nos terminais, os passageiros terão sua temperatura medida e responderão a um questionário sobre seu estado de saúde, local de origem e o possível contato com pessoas infectadas ou com sintomas nos últimos 14 dias. A MSC acrescentará a esse procedimento testes PCR (aquele com swab) em todos os passageiros, que deverão esperar o resultado para terem o embarque aprovado ou não. Seguindo as orientações do Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças, a companhia exigirá de passageiros egressos de países classificados como de alto risco (Brasil, por exemplo) um teste RT-PCR molecular prévio, feito até 72 horas antes do embarque.

Tripulantes também serão testados antes de entrar no navio e durante todo o tempo em que estiverem a bordo. A Costa Cruzeiros, por exemplo, fará dois testes diferentes em cada tripulante em seu país de origem. Ao chegar na Itália, onde embarcam nos navios da companhia, os trabalhadores serão testados pela terceira vez e, após cumprirem 14 dias de quarentena e passarem por treinamentos de biossegurança, serão  autorizados e embarcar.  A bordo, os contratados serão monitorados diariamente e farão um teste PCR uma vez por mês.

Ainda no momento do embarque, as malas de todos os passageiros serão higienizadas antes de serem levadas para o navio. E outra mudança importante é que o embarque, na maioria das empresas, será escalonado, ou seja, cada grupo de passageiros deverá comparecer ao terminal num horário estabelecido pela companhia, para evitar filas e aglomerações.

Higiene a bordo

Os novos protocolos de segurança sanitária das companhias também preveem um reforço na limpeza das cabines e áreas comuns dos navios, com materiais de padrão hospitalar, como o desinfetante natural a base de ácido hipocloroso (HOCI) adotado pela Norwegian Cruise Line (NCL), ou luz UV-C, que mata 99,97% dos micróbios, anunciada pela MSC. Cabines serão higienizadas duas vezes ao dia e as áreas comuns, com muito mais frequência.  Nos navios do grupo Royal Caribbean, as áreas comuns serão higienizadas a cada 30 minutos. E caso algum passageiro apresentar sintoma de gripe, sua cabine passará por um procedimento de higienização mais profundo.

Dispensadores de álcool em gel 70% serão distribuídos por todo o navio, sobretudo nas entradas de espaços comuns, como restaurantes, bares e áreas para crianças.

Todos os tripulantes deverão usar máscaras e outros equipamentos de proteção individual, a depender de suas atividades. Entre os passageiros, o uso de máscaras em espaços públicos será obrigatório nos navios da Costa. Em outras companhias, o item será apenas sugerido em geral, a não ser em áreas onde o distanciamento social não é possível, como elevadores e teatros.  A MSC irá oferecer máscaras diariamente aos hóspedes em suas cabines e em pontos selecionados do navio.

Acompanhamento da saúde

Agente de saúde verifica temperatura de passageiros no terminal de cruzeiros em Port Kiang, na Malásia Foto: Lim Huey Teng / Reuters
Agente de saúde verifica temperatura de passageiros no terminal de cruzeiros em Port Kiang, na Malásia Foto: Lim Huey Teng / Reuters

Os passageiros deverão se acostumar com os termômetros em forma de pistola ou os scanners.  A temperatura será medida a cada embarque e retorno ao navio. Algumas empresas, como a Norwegian Cruise Line e a MSC, medirão a temperatura também na entrada de restaurantes e outras áreas comuns.

Quem apresentar febre ou qualquer sintoma de gripe ou Covid-19 deverá procurar o atendimento médico do navio que, nestes casos específicos, não será cobrado. As companhias garantem que terão testes para o novo coronavírus disponíveis a bordo, além de estoques de medicamentos que possam ser usados para aliviar os principais sintomas da doença.

As equipes de saúde também deverão ser ampliadas. E na Norwegian Cruise Line, será criado um novo posto, o de médico sanitarista a bordo, responsável por supervisionar aplicação de medidas de limpeza e prevenções de surtos.

Distanciamento social

As companhias voltarão a operar com capacidades reduzidas de passageiro, entre 50% e 70% do que as embarcações comportariam. E para garantir que, mesmo com menos gente a bordo, aglomerações se formem no navio, será adotada a limitação de pessoas em atividades e áreas comuns, como lounges, piscinas, academia, spa e espaços kids por exemplo.

Teatros também terão limitação de público, o que levará a realização de um número maior de espetáculos, para que todos os passageiros tenham a oportunidade de comparecer.  E será necessário agendar com antecedência a maioria das atividades a bordo.

O distanciamento entre as pessoas será exigido também nas áreas de piscina, parques aquáticos e espaços abertos. As espreguiçadeiras e as cadeiras, por exemplo, serão dispostas em grupos, para criar um espaço maior de circulação entre elas. 

Outro momento que tradicionalmente provoca uma grande aglomeração é o muster drill, como é chamado aquele treinamento de segurança que todos os passageiros são obrigados a fazer no dia do embarque, antes de o navio zarpar. Nos navios da Royal Caribbean, ele não será mais feito presencialmente, e sim através de um aplicativo ou da televisão da cabine, o Muster 2.0. Na tela do celular ou da TV, o passageiro poderá revisar todas as instruções de segurança. E, para concluir o treinamento, terá que ir pelo menos uma vez no setor em que a evacuação de seu grupo, em caso de acidente, será realizada. A ideia é acabar com um dos momentos de maior aglomeração de pessoas dentro do navio. Esse sistema já havia sido testado com sucesso no navio Symphony of The Seas em janeiro deste ano.

Refeições

O tradicional bufê com self-service será extinto, pelo num primeiro momento. Nas companhias que mantiverem essa estrutura física, funcionários colocarão a comida nos pratos dos passageiros. Também será mais adotado o modelo à la carte, mesmo para o café da manhã. Nesses casos, algumas empresas, como Costa e MSC, substituirão os cardápios de papel por códigos QR, que poderão ser lido através dos aplicativos das próprias companhias, com é o caso do App Costa e do MSC For Me.

Os restaurantes também ficarão abertos por mais tempo para cada uma das três refeições principais, também para espaçar mais o número de frequentadores. Apenas pessoas da mesma reserva (uma família, ou um grupo de amigos) poderão dividir a mesa.

Mais informações

Os protocolos de segurança e higiene podem ser conferidos nos sites de cada uma das empresas:

Costa Cruzeiros: costacruzeiros.com

MSC: msccruzeiros.com.br

Norwegian Cruise Line: ncl.com

Royal Caribbean: royalcaribbean.com.br

Fonte: O GLOBO