• Praias:

A península oferece mais de 23 praias paradisíacas com diferentes características que encantam, sufistas, velejadores, famílias e naturalistas, todas oferecem uma experiência memorável para o turista que se aventurar a explorá-las. Para conhecer todas elas, separe ao menos uma semana! Se você só tem um final de semana, sugiro selecionar umas 3 ou 4. Escolha entre as agitadas Geribá e Ferradura; a elegante Praia Brava; as pequeninas Azeda, Azedinha e Ferradurinha; as disputadas João Fernandes e João Fernandinho; as quase desconhecidas Praia da Foca, Olho de Boi, Praia do Forno, Praia do Canto e Praia dos Amores; as prediletas entre os amantes do pôr do sol Tartaruga e Manguinhos; as super centrais Praia da Armação e Praia das Ossos; ou as mais afastadas Praia Rasa, Praia de Tucuns, Caravelas e José Gonçalves. Em meio a enseadas quase desertas e ondas de mar aberto, você certamente encontrará o seu lugar no sol. 

(Mapa da Armação dos Búzios)
  • Ilhas

As Ilhas do Balneário cercam a península formando um ecossistema perfeito para peixes, corais e aves, tudo o que os grandes mergulhadores buscam. Num único passeio de barco você poderá conhecer as ilhas Caboclo, Feia e Rasa, roteiro muito agradável. A boa é incluí-las em seu passeio para mergulho ou pescaria.

(Ilha do Caboclo)
  • Mirantes

Vista surpreendente de Búzios, a partir de formações montanhosas ou fortes que habitam a cidade, os mirantes ficam localizados no alto de Búzios, possuem uma vista excelente das praias da península, com um visual deslumbrante do pôr do sol. Local de fácil acesso e ótimo para se tirar fotos e merece uma visita!

(Mirante do Forno)
  • Rua da Pedras

Principal ponto turístico de Búzios depois das praias, a Rua das Pedras atrai uma multidão de turistas. O calçamento é constituído por pedras no estilo pé-de-moleque, cortadas verticalmente, que lhe dão nome. O local é repleto de boas lojas, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e hotéis. É ponto quase obrigatório entre os visitantes. Apesar de a Rua das Pedras ser um trajeto de apenas 600 metros destinado à circulação de pedestres, na prática ela vai muito além desse curto trecho. A rua engloba vários quarteirões ao redor, que seguem o mesmo clima elegante e charmoso. O conjunto desses quarteirões funciona como uma grande área de entretenimento.

(Rua das Pedras)
  • Orla Bardot

A beleza evidenciada nas esculturas da artista plástica Christina Motta, a própria Brigitte Bardot, sentada observando o pôr-do-sol, e a dos Três Pescadores, na praia da armação, dão um toque especial de bom gosto à uma caminhada agradável pela orla.

Com uma singela homenagem a Brigitte Bardot dando o seu nome à um dos principais pontos de referência da cidade, a Orla Bardot se estende desde o cais do píer do centro, até o fim da praia da Armação, completando os fins de tarde em Búzios com um belíssimo pôr do sol.

A Orla Bardot oferece um passeio leve e confortável, sobre decks de madeira, bancos, chão em pedra e paisagismo com vegetação da região, acompanhado pelo mar da Armação e seus barcos típicos, coloridos. Instalado em 1999, o calçadão da Orla Bardot se estende por toda a Praia da Armação, onde fazem parte do cenário dezenas de barcos coloridos de pescadores, típicos de Búzios.

Caminhando pela Orla Bardot desvendam-se construções históricas, casarões coloniais, comunidade de pescadores artesanais e obras de arte que se transformaram em pontos de referência. A Orla Bardot pede uma visita de dia e outra à noite, são duas versões do mesmo local, que se diferem em público, restaurantes e outras atividades, um dos pontos de referência da cidade e que não dá pra deixar de visitar.

(Estatua da Brigitte Bardot)
  • Porto da Barra

Longe do agito, apostando no bem-estar, bom gosto e bom paladar, o Porto da Barra traduz seu estilo com moda, gastronomia, decoração, esporte e arte, em 14 mil m² de área emoldurada pelo verde nativo e à beira-mar. Junto ao Cais de Manguinhos, o Porto da Barra é perfeito para um almoço descontraído ou um jantar romântico. Ao cair da tarde, um pôr-do-sol deslumbrante brinda a plateia. Uma experiência completa para os visitantes da cidade que encanta o mundo com sua simplicidade e atmosfera única.

(Praia de Manguinhos)
  • Mangue de Pedras

Um mangue sem rio e sem lama. Assim é o Mangue de Pedras de Búzios, na praia da Gorda, no bairro da Rasa. Ele é um dos últimos manguezais que ainda restam na cidade e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão.

O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levem a água doce para a praia, caso da Gorda. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga a uma vegetação rara de ser encontrada numa praia, com plantas típicas de manguezal. Os mangues são considerados berçários naturais de várias espécies, daí sua grande importância para o ecossistema.

Mas o cenário tão raro vem sofrendo ameaças. A construção de casas na encosta do morro, que provoca desmatamento e ainda vem acompanhada da perfuração de poços artesianos para coletar água, pode prejudicar a chegada da água doce até a praia. Para impedir que isso ocorra, a população vem cobrando da prefeitura a criação de uma unidade de conservação, com regras rígidas para impedir as construções

(Mangue de Pedra)
  • Quilombo

O bairro da Rasa possui uma área quilombola reconhecida em 2005 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pela Fundação Palmares. O local reúne moradores descendentes de escravos que mantiveram vivas ao longo do tempo as principais tradições da cultura africana. A conversão de grande parte da comunidade da Rasa ao protestantismo, na década de 50, não apagou as recordações do jongo, das festas de folia de reis, de calango e das festas do boi. O Quilombo da Rasa teria se originado de escravos da antiga Fazenda Campos Novos.

(Quilombo)
  • Trilhas

O Balneário é o destino perfeito quando o assunto é Aventura, possui natureza exuberante, que vai muito além das praias. Na terra as mais variadas trilhas com diferentes níveis de dificuldades. Búzios oferece trilhas para caminhada e trekking com os mais variados níveis de dificuldade. Em todas, porém, as belezas naturais e as riquezas culturais e históricas se fazem presentes. São diversos circuitos, com duração entre duas e três horas cada. Entre os mais fáceis está o roteiro “Mangue de Pedras”, que leva ao Mirante do Pai Vitório, à praia da Gorda, ao Mangue de Pedras e à Colônia de Pescadores da Praia da Rasa, com direito a escarpas, belas paisagens, lendas e histórias – na Ponta do Pai Vitório acontecia o desembarque do tráfico de escravos.

(Trilha da Ponta do Pai Vitório)
  • Ponta da Lagoinha

A Ponta da Lagoinha fica entre a praia da Ferradura e a praia da Foca. Seu acesso é por uma pequena trilha que pode ser facilmente percorrida a pé.

Conhecido como O Himalaia Brasileiro, recentemente reconhecido por cientistas da Universidade do RJ (UFRJ). Além da beleza contida neste fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto de cabeça branca, que ocorre apenas neste litoral. Verdadeira amostra da história geológica e biológica da formação do continente ocorrida há mais de 500 milhões de anos.

No ano de 2003 o governo do estado (RJ) tombou a área dos costões rochosos do Pontal da Lagoinha, conhecida como Orogenia de Búzios. Sua preservação é de extrema importância para toda sociedade, tanto por seu potencial turístico, quanto pelo valor científico.

(Ponta da Lagoinha)

Texto comunicação BúziosCVB